Apresentações, primeiras impressões e outras questões...

Quem me conhece, pensa tudo menos que sou uma eremita inveterada, incorrigível solitária, uma tímida por natureza. No entanto, assim é...
Participar neste blog foi um desafio que decidi aceitar, mais para me colocar a mim mesma à prova, que por ventura, para me mostrar do lado de fora da fortaleza que construí para mim mesma.
Todos somos animais de hábitos e como animais de hábitos que somos, gostamos de governar as nossas vidas do alto das nossas zonas de conforto. Por isso a internet em geral e a blogosfera em particular, são como um escudo que nos protege das opiniões dos outros, mas sobretudo, das nossas próprias opiniões.

Como em tudo na vida, as primeiras impressões são como uma marca que nos persegue para sempre. Se forem boas, falamos abertamente e sem preconceitos, pensando agradar a todos e a todos querendo agradar. Se forem, pelo contrário, más, passamos o resto do tempo a defender-nos daquela nódoa que nos marcará, agachando-nos e protegendo-nos de ataques verbais, ofensivos, venenosos, cobertos de fel.
Por essas razões sou tão reservada. Passei grande parte da vida a evitar o confronto, conciliando posições ao invés de revelar as minhas. Tentando agradar a gregos e a troianos, em busca de um qualquer espaço neutral, qual Suíça no meio de uma Europa belicosa.

Veio esta apresentação a propósito da razão que me levou a aceitar o amável convite deste fora de mentes opiniáticas. É bem certo que quem me tem vindo a ler em comentários no Notas, já se apercebeu que tenho as minhas posições bem vincadas, mas uma coisa é termos opiniões em comentário, outra bem diferente é sermos os autores da fogueira para onde se vão atirando mais achas. A minha zona de conforto não tem nada da corda bamba onde se coloca aquele que ateia uma discussão que necessariamente trará a lume opiniões discordantes, por vezes tão apaixonadas que podem raiar a agressividade.
Enfim... Estou pronta, lanço-me aos leões no circo e disparo as munições que me forem sendo permitidas no tão apreciado espaço dos comentários.

Não, não quero que me dêem as boas vindas ainda, esperem que vos fulmine e vos sangre com as minhas opiniões. Se depois das primeiras postas ainda tiverem vontade de me desejar as boas vindas, então sim, aceitá-las-ei com agrado. Senão... então que venham as hostilidades! É que posso parecer mansa, mas gosto duma boa sangria verbal até que só fique um de pé... e de preferência que seja eu! (hummm, agora parecia mesmo a Maria de Lurdes Rodrigues...)

17 comentarios:

salvoconduto disse...

Eu costumo vir aqui por causa dos outros residentes, cum raio, fiquei preocupado...

pedro oliveira disse...

Que seja bem-vinda.

PO
Vilaforte

Ferreira-Pinto disse...

INDOMÁVEL isto por cá não há necessidade de grandes reflexões, cogitações ou afins ... é um simples WELCOME e toca a andar.

Estou certo que trarás, à tua maneira, um inegável contributo ao NOTAS, espaço que sempre quisemos provocasse a discussão assertiva, argumentativa, apaixonada e onde o limite, para além das regras da civilidade, é o respeito pela opinião alheia.

EM JEITO SUCINTO DE EXPLICAÇÃO, a todos os que aqui nos lêem, a INDOMÁVEL, para além da mais valia que trará, entra no clube na qualidade de residente e passará a substituir às TERÇAS-FEIRAS o nosso amigo LUSITANO que por imperativos profissionais só poderá manter a sua colaboração ao SÁBADO.

indomável disse...

Quintino/Ferreira-Pinto,
obrigada pela apresentação, pelo convite e pelas costas quentes que me vais dando.
A todos os outros que me irão ler... bem, a minha apresentação foi necessariamente em tom provocatório. todos sabemos da importância de uma boa entrada e eu preferia não ter de me agachar e defender. gosto mesmo é de entrar logo às boas e falar de tudo sem problemas de mal entendidos.
só uma chamada de atenção a quem me venha a ler daqui para a frente - gosto de manter o bom humor, de encarar as críticas com boa disposição e não entro facilmente em conflitos... mas se acaso for preciso... moche ao comentarista!

joshua disse...

Tenho receio que te desiludas profundamente, Indómita. Mas tu mereces sofrer o que outros já sofreram porque será para ti o que foi para eles: calo santo para o futuro.

Que por isso mesmo te seja um estágio em madeira de carvalho. Bom vinho ou medíocre ou se é ou não se é.

António de Almeida disse...

-Permita-me apenas uma observação, escreva o que pensa, assuma as suas posições e não se preocupe em agradar a gregos e troianos, de resto nunca alguém o conseguirá. Os seus comentários que tenho lido revelam alguém com posições sobre assuntos que debatemos, venham pois os textos, e espero que se sinta bem no Notas, cá estarei para a ler, concordando ou não!

Carol disse...

Acho que, por estas bandas, quer autores quer comentaristas não estão interessados em agradar a gregos e troianos, como tal não te vais sentir um peixe fora d'água! ;)
Já deu para perceber que tens opiniões bem vincadas, mas felizmente és daquelas pessoas que apresenta capacidade de argumentação para as defender e não se refugia em frases bacocas ou alusões pessoais.
Sê bem-vinda ao Notas. Vou ter imenso prazer em ler-te, em colaborar contigo sempre que necessário e fico à espera de bons momentos de escrita e de discussão séria e fundamentada.

João Castanhinha disse...

Nota introdutória bem blindada, vejamos o que se segue, boa sorte!:>

Peter disse...

Como leitor diário deste espaço, fico à espera dos teus/seus escritos.

lusitano disse...

Bem até que enfim que já se pode ler este blogue á Terça Feira...eheheh

Pois eu cá, com a idadezita que vou tendo, acredito sempre nas pessoas, (estou a falar de pessoas, não de politicos!) e por isso estou aqui de olhos abertos a ler tudo o que escreveres e a fazer o meu comentário sincero.

E fazendo jus ao meu texto anterior aqui fica um abraço amigo desejando-te toda a inspiração do mundo.

PreDatado disse...

E então podemos ter aqui A INDOMáVEL ex-ANACORETA.


(a palavra anacoreta é tão gira)

Blondewithaphd disse...

Ora bem vinda! Verás que não te sentirás deitada aos leões (senão aparecem aí umas leoas e a coisa resolve-se!). Enjoy the ride!

joshua disse...

Indómita, terás tu, tal como eu, um apurado sentido de leitura nas entrelinhas. Por isso deves ter reparado no despropósito do mais despropositado comentário da colecção, isto é, és recebida, sim, mas já tens uma agenda implícita de opções confrontacionais e já estás tipificada como alguém que não escreve assim, mas escreve assado, ao contrário de outros indefinidos que escrevem assado, mas não assim.

Em que categorização te quererão meter mais adiante e em que colete de forças de conveniências terás de ser leal or else? Não tenho perfil para hipocritizar: cuidado! Nem todo o colo pedido e logo dado é saudável.

A tua Via Sacra começou!

Tiago R Cardoso disse...

Muito bem, aguardo pelos textos e opiniões que já me habituastes.

C Valente disse...

Força
Saudações amigas

Francisco Castelo Branco disse...

Boa Sorte, e espero que acrescentes qualidade a este espaço com bastante qualidade

O Guardião disse...

Cá estarei para comentar quando for o caso, como tenho feito regularmente por aqui.
Cumps