Sabem que dia é hoje ?

Tiago R Cardoso - 05.06.2008

Muito bem, sabem que dia é hoje ?

Pelos vistos muitos não sabem, sendo apenas mais um dia para discutir o F.C. Porto, a Selecção Nacional e, para rematar, discutir mais uma moção de censura ao Governo.
Se procurarem nos jornais, dificilmente se consegue saber que dia é hoje; mesmo nos jornais online, salvo honrosas excepções - Jornal Público - ou, num sitio próprio, ao caso, uma secção aparte do mesmo - Ecosfera.

Hoje é o Dia Mundial do Ambiente.
"Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono" é o slogan deste dia, que se assinala com iniciativas a nível nacional, nomeadamente uma campanha para redução do consumo de sacos de plástico.
Os números são impressionantes: “No mundo são consumidos anualmente 500 biliões de sacos de plástico, os quais levam em média 500 anos a degradar-se. Em Portugal, levamos, anualmente, para casa mais de duas mil toneladas de sacos distribuídos ou vendidos nos super e hipermercados, bem como no pequeno comércio.”

Esta questão dos sacos, já aqui várias vezes debatida, resume-se a um enorme comodismo por parte da população, um uso desnecessário do saco de plástico.
De qualquer modo, numa sociedade de "plástico" pouco seria de esperar.
Salvo algumas excepções, que permitem adquirir um saco de plástico mas que pode ser trocado após deixar de estar em condições, a população gosta é de sacos ao desbarato ... vai-se ali fazer umas compras e traz-se meia dúzia de sacos e em cada um, um ou dois produtos.

Pessoalmente já fui comprar meia-dúzia de pães já embalados num saco de plástico, cheguei à caixa e tive direito a levar outro saco de plástico para meter lá dentro o outro. Tudo simpaticamente oferecido pela operadora da caixa.
Que saudades tenho do belo saco de pano, onde, ainda um miúdo, ia buscar umas "carcaças" quentes...

4 comentarios:

Fa menor disse...

Seria bom pensar um pouco na regra dos “3R´s” – [Reduzir], [Reutilizar] e [Reciclar]. (Atenção, que agora já não serão só “3 R’s”, mas uns 4 ou 5 ou mais, tais como, para além dos já citados, os de [Recusar] tudo o que venha a produzir lixo indesejável, por exemplo os sacos de plástico nas nossas compras, [Repensar], [Responsabilizar] a comunidade e os governos..., [Revolucionar]...


Já há muito que sou fã de uma das regras dos "R's" que é a de "Recusar". Tenho verdadeiro horror aos sacos de plástico. Quanto menos desse material me entrar em casa, melhor!

Sei que existes disse...

Também me lembro perfeitamente desses sacos de pano.
Vivemos num pais consumista, somos demasiado consumistas! e contra mim falo... vou tentar ter mais cuidado para não gastar tantos sacos de plastico, pois acho que tens toda a razão!
Beijocas grandes

Zé Povinho disse...

Não sou fundamentalista, uso algumas vezes os tais saco se plástico, mas também envio para a reciclagem tudo muito bem separadinho, colocando nos recipientes adequados o que deixo de utilizar.
Abraço do Zé

Marcos Santos disse...

Tiago

Também tenho saudades do tempo em que colocávamos as garrafas vazias de leite em frente ao portão à noite, e de madrugada o leiteiro fazia a troca, deixando as garrafas cheias.

Tempos ótimos, bem antes do Tetra Pak.
Hoje bebemos leite com soda cáustica, formol, pois assim fica mais "bonito" na embalagem descartável.

Que lixo!