Leitura: o comboio para Lisboa

Blondewithaphd - 12.05.2008

Comboio Nocturno para Lisboa de Pascal Mercier, Dom Quixote, 2008, tradução que nos chega, finalmente, de Nactzug nach Lissabon, é a leitura que gostaria de recomendar.

Trata-se da perspectiva de um estrangeiro sobre Lisboa e os Portugueses. Num registo intimista, o autor leva-nos a entrar na psiche de alguém que se apaixona pela Língua Portuguesa ao ouvir a palavra "Português". Sem mais razões que um impulso do momento, esse é o instante em que a vida se transforma e se cortam as âncoras com o presente e o passado para se entrar, precisamente, no passado de um estranho: um Português que trabalhou na resistência anti-fascista e o modo como tocou a vida dos que com ele privaram e deste estrangeiro que vem de longe para reavivar o seu passado.

Uma boa perspectiva para nos revermos como Portugueses sob o olhar dos que nos visitam: o olhar a interioridade a partir da exterioridade.

4 comentarios:

quintarantino disse...

Se recomendas ... é que lá em casa anda alguém às voltas com a versão francesa e aquilo avança aí umas cinco páginas por dia ... não sei se é do leitor se do dicionário :)

Carol disse...

Hum... Não conheço, mas fiquei curiosa. Dispenso é a versão original... ;)

pikenatonta disse...

Este livro está na minha lista de livros a ler! :)

Tiago R Cardoso disse...

A ler então.