E finalmente apitaram ...

Quintarantino - 09.05.2008

O processo Apito Dourado deu origem a um Apito Final e este deu o seguinte:
Futebol Clube do Porto castigado com multa de 65 mil euros e perda de 6 pontos por tentativa (tentativa, friso) de corrupção num jogo que ganhou por 2-0 (onde o homem de preto não terá tido influência nenhuma) e noutro que empatou 0-0; Pinto da Costa suspensão de 2 anos e 10 mil euros de multa; Boavista descida de divisão e 180 mil euros de multa por causa de um jogo com o Benfica que o clube do Bessa perdeu por 3-2, dum empate com o Belenenses e uma vitória (penso) com a Académica; João Loureiro é castigado com 4 anos de suspensão e 15 mil euros de multa; o União de Leiria leva 45 mil euros de multa e fica com menos 3 pontos; João Bartolomeu 1 ano de suspensão e 4 mil euros; Martins dos Santos, 3 anos; Augusto Duarte, 6 anos; Marinho Santos Silva, 2 anos e meio; Jacinto Paixão, 4 anos; José Chilrito, 2 anos e meio, e Manuel Quadrado: 2 anos e meio.

Na vertente desportiva está assim tratado o assunto.
Obviamente que iremos ainda ouvir falar mais disto e durante muito tempo.
Porque existirão recursos, certamente; porque haverá reacções e, possivelmente, porque terá implicações no Apito Dourado.

Agora, vem a parte das ideias tontas:
Como é que um acórdão teve o seu teor final praticamente relatado na véspera por jornais como o “Correio da Manhã”?
Há um bufo de serviço?

E se há um bufo, será que tem acesso às provas e depoimentos e pode transmitir a quem interessar o andamento das coisas?

Consta por aí que o Governo (pasme-se, o Governo da República Portuguesa) terá metido bedelho, mas eu não acredito ...
Cosnta que também o Benfica, para além de pressões, queria que ficasse tudo adiado para a próxima semana porque o Boavista vai jogar com o Sporting?

Mas ainda tenho outras ideias tontas ...
E porque é que as escutas em que Luís Filipe Vieira e José Veiga foram apanhados a dizer que estavam a tratar das coisas por outro lado não deram em nada, mas as irritações de Vieira dão sempre azo a mais qualquer coisa?
E os jantares de Veiga em Penafiel com árbitros existiram ou não?

Finalizo dizendo e assumindo que sou portista, não me revejo em tudo o que esta SAD faz no clube e acho que Pinto da Costa já lá está há demasiado tempo, e que sempre defendi que se algo existiu que se averiguasse e se punisse.
Mas não me sai da cabeça que andam por aí outros prevaricadores a quem nada acontece. Não sei porquê!

6 comentarios:

Tiago R Cardoso disse...

Uma visão um pouco azul do assunto, mas esperava que fosses mais longe e analisasses os castigos e o porquê dos castigos.

Discordo da teoria da conspiração.

Concordo inteiramente com a parte de um jornal saber um dia antes dos resultados.

quintarantino disse...

Não é questão de conspiração, é questão de conveniências.
Apenas e só.

Mas não achas estranho, Tiago?

E tudo isto só prova que, afinal, o pessoal do Norte é mesmo burro que nem uma porta!
Quer dizer, tentar corromper árbitros para empatar com o poderoso Beira-Mar? Ou para ver o Paixão a prejudicar tanto o Porto como o fez ao Amadora?
E aquela do Boavista corromper ou pressionar o Elmano Santos para perder na Luz por 3-2?
Só mesmo de burros ... olha para o que te digo, se um destes abrisse o livro e falasse do que sabe achas que alguém ficava impune?

Compadre Alentejano disse...

Estes jogos que constam no acórdão são, no meu entender, apenas a ponta do iceberg.
Acho que todos os apitos devem ser investigados e que, num jogo de futebol, ou de outra modalidade, apenas deve vingar a disputa desportiva, nada mais.
Um abraço
Compadre Alentejano

Carol disse...

É curioso como só estes clubes foram indiciados e condenados... E também é curioso como, afinal, já havia quem soubesse as conclusões a que o Apito Final ia chegar...
Não estou contra as condenações, estou contra os hipócritas que afirmam que estes serão os únicos corruptos.

O Guardião disse...

Não sei se foi feita justiça (desportiva) ou não, nem estou preocupado. Só há uma coisinha que me anda a meter confusão: depois desta decisão, ainda de 1ª instância, dizem alguns,a ser definitiva, qual será a decisão dos tribunais comuns?
E se forem de sinal contrário?
Cumps

antonio disse...

Ah! Afinal era mesmo a sério? E eu a pensar que er um spot promocional do novo programa dos Gatos...